tr?id=1032385907105313&ev=PageView&noscript=1 - Porque a lógica de programação é tão importante

Porque a lógica de programação é tão importante

Porque a lógica de programação é tão importante

O primeiro passo rumo ao mundo da programação é aprender lógica de programação, pois ela é fundamental para organizar seu raciocínio para resolução de problemas, uma vez que é você quem define o que o computador irá executar.

Mesmo com o advento da Inteligência Artificial, em que automaticamente o sistema possa analisar bases de dados, fechar acordos, vender e controlar uma linha de produção por exemplo, mesmo assim o computador não é capaz de criar estratégias do zero.

Para quem já teve algum contato com a lógica, na escola ou na faculdade, muitas vezes fica apavorado só de falar sobre ela. Porém, se esquece que a lógica está no nosso dia a dia.

Isso acontece porque lá no ambiente acadêmico você viu esses conceitos como uma obrigação para aprender a programar. E muitas atividades sugeridas não tinha nada a ver com a aplicação prática cotidiana.

Para quem nunca viu lógica de programação, não se preocupe, ela é apenas uma maneira de organizar nossos pensamentos sobre algo ou problema a ser resolvido.

A lógica de programação é a chave

chave 1024x685 - Porque a lógica de programação é tão importante

Nosso cérebro muitas vezes fica com “ferrugem” e paralisamos diante de um problema. Mas podemos mudar isso. Claro que essa mudança não é realizada da noite para o dia, mas em pequenos passos.

Para codificar algum programa, não necessariamente você precisa de saber lógica. Em qualquer esquina você acha alguém que brinca com HTML, CSS e Javascript.

Talvez você até já se arriscou a criar algumas páginas para internet. Mas na base do CTRL+C e CTRL+V. Você se torna um mero copista de códigos pela internet. Assim que surge um problema você logo corre para a internet em busca de ajuda, isto é, um bloco de código que atenda sua necessidade, e se limitando somente a isso.

Não estou dizendo que isso está errado, muitas vezes buscamos uma ideia inicial de como resolver um problema ou qual a sintaxe específica de alguma linguagem de programação. Mas na internet você não encontrará a solução para seu problema especifico, apenas trechos isolados de código.

Daí a necessidade de aprender a logica de programação, pois você buscará na internet apenas alguns conceitos da programação em si e não da lógica de como resolver o problema.

A lógica de programação é a técnica de desenvolver sequências lógicas para atingir um determinado objetivo. Essas sequências lógicas são adaptadas para linguagem de computador pelo programador a fim de produzir um software.

A lógica de um sistema é estruturada por algoritmos. Estes são sequências de ações que são executadas sobre dados, a fim de transformá-los em informações que gerem valor.

Lógica se aprende praticando

logica pratica 1024x723 - Porque a lógica de programação é tão importante

Ninguém posta trechos de código de lógica de maneira especifica para seu problema. Para isso comece a praticar aos poucos e com um proposito, um alvo, encontre um problema e tente resolvê-lo.

O problema te ajudará a chegar a uma solução. Encare-o como um caso real, e pense nos passos que você daria para resolver esse problema.

O bacana na lógica é que após codificar suas idéias para a linguagem de maquina e executá-la você pode ver todo seu raciocínio sendo executado na prática, com possibilidade de revisá-lo e testá-lo.

Pensar às vezes é complicado, eu sei, mas experimente, tente, coloque em prática aquela ideia de resolver o problema, seu cérebro vai acostumar com a ideia e ampliar seus horizontes.

Pois ela permite expandir as possibilidades. A lógica de programação tem os mesmos mecanismos que nós temos para resolver problemas. Após aprender esses passos você estará apto para resolver qualquer problema que possa ser executado com uma ferramenta computacional.

Próximo passo após aprender lógica de programação

programando 1024x683 - Porque a lógica de programação é tão importante

Depois de aprender a lógica de programação o próximo passo depende de onde você quer chegar. A lógica é apenas o primeiro passo para qualquer área do desenvolvimento de software.

Ela abre um leque de possibilidades, um universo a desvendar. Se você leu nosso artigo Quando a crise gera oportunidade de trabalho, já tem uma ideia do caminho a seguir.

Mas vou te dar algumas dicas aqui. Quero exemplificar com um caso real.

Pedro trabalha em uma empresa multinacional no setor de energia, mais especificamente com projetos de linha de transmissão e precisa calcular coordenadas de torres no Excel e exportá-las para o AutoCAD.

Todo processo é realizado manualmente passo a passo, gastando em media três dias para realizar essa tarefa. Mas com seu conhecimento em lógica de programação e VBA (Visual Basic for Application), Pedro desenvolveu um script no Excel que além de realizar os cálculos ainda exporta os dados para o AutoCad em forma de desenho, isto é, cada torre locada.

Isto é apenas um exemplo de que programação pode ser aprendida e utilizada por qualquer profissional que trabalhe ou utilize o computador.

Qual linguagem de programação devo utilizar

linguagem 1024x683 - Porque a lógica de programação é tão importante

Uma dúvida que sempre surge é qual linguagem utilizar para desenvolver algo. Não se preocupe, o próprio problema a ser resolvido dará as pistas para você de qual linguagem utilizar.

Tenho um colega que desenvolveu uma planilha para gerar lista de materiais de projetos eletromecânicos. Nesta planilha foram inseridas fórmulas gigantescas e complexas.

Um dos problemas enfrentados era ao inserir um novo item. Se não realizasse a conferência a fórmula não era copiada gerando somatórios errados.

Então encontramos a primeira seleção errada para esse tipo de trabalho. Lista de material são baseadas em dados, logo nada melhor que usar o Microsoft Access.

Esse além de pertencer ao pacote office ainda é exclusivo para banco de dados. Então você pergunta se resolveu o problema? Em parte sim, tudo isso graças claro, a uma pitadinha de programação em VBA.

Porém, como a empresa é multinacional, todo corpo técnico pode resolver utilizar o programa. É aí que entra as grandes linguagens de programação.

Nesse caso como o sistema terá que rodar online, usaríamos Python, PHP ou Java para desenvolvimento da ferramenta e o banco de dados seria MySQL, postgresql ou sqlserver, por exemplo.

Tudo isso foi apenas para exemplificar que depende da complexidade ou aplicabilidade. Não existe linguagem melhor ou pior, cada uma atende bem seu nicho. Tenho que saber todas? Seria bom, mas o que você deseja desenvolver? Comece por aquela que atenda seu desejo imediato e boa sorte.

Conclusão

Concluindo, invista em aprender lógica de programação, e não apenas em repetir código. Assim você se tornará um programador muito mais eficiente e você terá mais facilidade em aprender novas linguagens de programação.

E por fim, compartilhe esse artigo com quem você se importa e deixe seus comentários logo abaixo!

Sobre o Autor

Júlio Felipe
Júlio Felipe

Sou desenvolvedor de software há quase duas décadas. Trabalhei em projetos que envolviam as linguagens de programação VBA, Lisp, Java, PHP, Python, C# e VB.NET. Atualmente tenho me especializado em aplicações para web com Python e Django.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: : Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. Fazemos isso para melhorar a experiência dos usuários do site.