tr?id=1032385907105313&ev=PageView&noscript=1 - Descubra qual a melhor linguagem de programação para começar

Descubra qual a melhor linguagem de programação para começar

Descubra qual a melhor linguagem de programação para começar

Você quer aprender a programar? Então você provavelmente deve estar se perguntando qual seria a melhor linguagem de programação para começar.

Meu objetivo é te ajudar a responder essa pergunta. Por isso, me acompanhe aqui e descubra quais são as quatro características básicas de qualquer linguagem de programação, as características específicas da primeira linguagem e o que devemos avaliar ao escolhermos uma.

4 características básicas de qualquer linguagem de programação

person using silver macbook pro 1181467 1024x684 - Descubra qual a melhor linguagem de programação para começar

1.  Legibilidade

Ao se escrever um código em uma linguagem de programação, é importante que sua sintaxe (conjunto de regras que regem a construção de códigos) seja de fácil leitura, compreensão e aprendizado. Assim, quando a sintaxe é simples, objetiva, e de fácil percepção, gera maior produtividade entre seus usuários.

Uma linguagem é considerada legível quando possui blocos bem definidos, tem facilidade para declarar os seus tipos de dados e sua escrita é simples, clara, e de fácil entendimento.

2.  Escrita

A linguagem deve ter uma boa curva de aprendizagem, sendo fácil e simples aprendê-la e praticá-la. Quanto mais fácil é aprender a linguagem, mais correta será sua codificação.

Outros itens são relevantes em relação a escrita: a reusabilidade e a portabilidade. A reusabilidade diz respeito a reutilizar uma parte do código em diversas aplicações e a portabilidade diz respeito a permitir ser aplicada em várias arquiteturas (hardware e software).

3.  Confiabilidade

A linguagem deve auxiliar no tratamento de erros, fazendo com que ela se comporte como o planejado.

Uma linguagem confiável não permite que o programa seja abortado quando ocorrer um erro, mas apenas avisa o usuário da ocorrência desse erro.

4.  Custo

O custo vai além do aspecto financeiro. Ele engloba também o tempo de aprendizado, a facilidade de escrita e manutenção, o tempo de compilação (ou seja, quanto tempo o processador gasta para compilar o código) e o tempo de implementação.

Características específicas da primeira linguagem

caracterista linguagem 1 - Descubra qual a melhor linguagem de programação para começar

Permitir o aprendizado em conjunto com a lógica de programação

Uma linguagem deve permitir seu aprendizado em conjunto com a lógica de programação de forma simples e facilitada.

Geralmente aprende-se a lógica primeiro, em separado, pois a lógica é o alicerce de toda a programação.

Mas se uma linguagem permitir o aprendizado eficaz em conjunto, ganha-se tempo na curva de aprendizagem e assim mantêm mais motivado quem está aprendendo.

Leia nosso artigo Porque a lógica de programação é tão importante para mais informações sobre lógica de programação.

Possibilitar o aprendizado de conceitos avançados de forma simplificada

Outro fator importante é que, mesmo de forma simplificada, ela possibilite o aprendizado de conceitos avançados utilizados nas principais linguagens de programação, como por exemplo, a orientação a objetos.

Dessa forma, têm-se um embasamento mais sólido para futuramente migrar-se facilmente para outras linguagens.

Permitir aplicabilidade imediata

Por último, é importante também considerar que a linguagem, mesmo sendo simples, seja poderosa e permita já resolver os principais problemas de quem está aprendendo, como por exemplo, automatizar as tarefas chatas e repetitivas do dia a dia.

Assim, se a linguagem permite aplicabilidade imediata, fica mais difícil o iniciante desistir.

Como escolher a primeira linguagem

primeira linguagem - Descubra qual a melhor linguagem de programação para começar

Aqui vou abrir um parênteses para uma observação.

É importante que se saiba que cada linguagem de programação tem suas vantagens e desvantagens, devendo ser analisado em cada projeto, além das quatro características principais das linguagens, as especificidades de cada uma para decidir qual é a mais adequada naquele contexto.

Portanto, para quem quer ser um profissional da área, é imprescindível o aprendizado de diversas linguagens, como por exemplo, java, Python, C, C++, C#, etc.

Porém, quando se está iniciando na programação, seja com o objetivo apenas de facilitar e otimizar os processos em sua profissão, ou seja para futuramente se tornar um profissional da área, deve-se analisar as quatro características básicas em conjunto com as características da primeira linguagem para decidir com qual começar.

Qual é a melhor linguagem de programação para aprender primeiro

python - Descubra qual a melhor linguagem de programação para começar

Apesar de ser uma escolha subjetiva, uma vez que depende da análise das características apresentadas, pela minha experiência, tem uma linguagem que considero mais adequada para iniciantes, uma vez que atende todas as características consideradas.

A linguagem que eu indico para iniciantes é Python.

Python é a melhor linguagem de programação para começar

Python é uma linguagem de programação poderosa e fácil de aprender. Trata-se de uma linguagem de alto nível, ou seja, mais próxima do usuário do que da máquina. Possui estruturas de dados eficientes e uma abordagem simples, mas eficaz, para programação orientada a objetos.

Python foi planejada para ser produtiva e de fácil entendimento, sendo ideal para scripts e desenvolvimento rápido de aplicativos em muitas áreas na maioria das plataformas.

Por ter uma sintaxe mais clara, direta e elegante, além de uma digitação dinâmica, Python permite que se foque mais na lógica e na resolução do problema do que nas especificidades da linguagem, permitindo assim ao programador ser mais produtivo.

Conclusão

Portanto, não espere mais e comece a aprender Python agora mesmo! Mas não se esqueça de observar e praticar bem os conceitos de lógica de programação e conjunto com a linguagem Python.

Para iniciar no mundo da programação, comece lendo nosso artigo de Conceitos Básicos de Linguagens de Programação.

E por fim, compartilhe esse artigo com quem você se importa e deixe seus comentários logo abaixo!

Sobre o Autor

Helena Oliveira
Helena Oliveira

Sou programadora há quase duas décadas. Já desenvolvi sistemas para empresas e para projetos próprios em C++, C#, Java, PHP, Python, ASP.NET, VB.NET, Node.js, e React. Atualmente tenho me especializado em sistemas para web, utilizando principalmente Python e React.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: : Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. Fazemos isso para melhorar a experiência dos usuários do site.