Como ser mais produtivo

Como ser mais produtivo

Como ser mais produtivo deve ser uma pergunta que você se faz com frequência no trabalho e na sua vida pessoal, ainda mais quando a sensação que fica no final do dia é que você não conseguiu fazer nem metade das coisas que precisava.

A resposta para essa pergunta é bem simples: o seu dia sempre vai ter 24 horas, e esse tempo é igual para todas as pessoas. O seu dia nunca vai ter mais que 24 horas. Então o que você precisa fazer é utilizar melhor o tempo que você tem com técnicas de otimização. Neste artigo veremos algumas dicas práticas para você ser mais produtivo no trabalho e na vida pessoal.

Estipule um prazo máximo para realizar cada tarefa

time 1024x683 - Como ser mais produtivo

Fazer uma tarefa durante um longo período de tempo pode não ser muito produtivo. Por exemplo, se você gastar 3, 4 ou 5 horas em uma única tarefa você vai começar a ficar cansado, começar a perder a criatividade, começar a já não ser mais tão produtivo.

Assim, o ideal é você estipular um prazo certo para cada tarefa. Por exemplo, durante 1 hora execute uma única tarefa. No final de 1 hora se você não terminar ela, pause durante uns 5 minutos e passe para outra tarefa durante 1 hora novamente.

No final do dia retome as tarefas que ainda não foram completadas, uma de cada vez. Assim você não ficará cansado e desestimulado com uma mesma tarefa e concluirá muito mais tarefas ao longo do dia.

Sempre planeje seu dia no dia anterior

agenda 1024x683 - Como ser mais produtivo

À noite, pegue um papel e uma caneta ou o seu celular e faça uma lista de tudo o que você tem que fazer no dia seguinte. Em seguida, numere essas tarefas das mais importantes até as menos importantes para você saber tudo o que você tem que fazer e a ordem que você tem que fazer.

É importante começarmos sempre pelas mais importantes e deixarmos as menos importantes por último. Isso faz você ter um maior controle sobre o que você tem que fazer e não deixa tarefas importantes para traz.

Não seja multitarefa

checklist 1024x644 - Como ser mais produtivo

Um grande mito da produtividade é achar que fazer muitas tarefas ao mesmo é sinônimo de produtividade. Mas isso não é verdade porque quando você faz muita coisa ao mesmo tempo na verdade você não consegue se concentrar por inteiro em nenhuma e nem fazer da melhor forma possível todas as tarefas.

O ideal é você se concentrar em apenas uma tarefa de cada vez. Assim você não corre o risco de esquecer de nenhum detalhe daquela tarefa, faz ela com mais qualidade, e ainda termina em menos tempo.

Mude sua rotina e acorde mais cedo

woman 1024x683 - Como ser mais produtivo

Já foi comprovado em alguns estudos científicos que a maioria das pessoas são mais produtivas e mais criativas pela manhã. Então tente acordar um pouco mais cedo para começar a realizar as suas tarefas mais importantes e que exigem mais criatividade logo pela manhã.

Pois isso faz com que você consiga realizar mais tarefas quando sua mente ainda está descansada e você pode ter melhores ideias.

Conclusão

Espero que as dicas deste artigo ajude você a aumentar sua produtividade.

Lembre-se: Estipule um prazo máximo para realizar cada tarefa, organize-se, não seja multitarefa e acorde mais cedo!

Se você quiser ver a versão em vídeo deste artigo, clique aqui para assistir no Youtube.

E por fim, compartilhe esse artigo com quem você se importa e deixe seus comentários logo abaixo!

Sobre o Autor

Helena Oliveira
Helena Oliveira

Sou programadora há quase duas décadas. Já desenvolvi sistemas para empresas e para projetos próprios em C++, C#, Java, PHP, Python, ASP.NET, VB.NET, Node.js, e React. Atualmente tenho me especializado em sistemas para web, utilizando principalmente Python e React.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: : Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies. Fazemos isso para melhorar a experiência dos usuários do site.